milo-andreo-logo
Fazer Inscrição

Como Aprender Teclado Mais Rápido

Como aprender teclado mais rápido - Triângulo do Aprendizado

Está querendo aprender teclado mais rápido? Ao longo da minha caminhada como professor, fui identificando problemas comuns em todos os alunos, e foi aí que cheguei no Triângulo do Aprendizado, e como ele pode te ajudar a ter resultados muito mais rápidos.

Com esse método o seu aprendizado será muito mais simples e fácil, pois foca nas coisas essenciais que qualquer pessoa precisa para aprender, mesmo se você tem pouco tempo para estudar, ou se nunca viu um teclado na vida.

E você vai poder usar para aprender qualquer coisa no teclado, seja aquela música que sempre quis tocar, aquele dedilhado que você achou bacana, uma técnica nova, e assim vai.

Então vem junto que eu vou te explicar passo a passo como funciona o triângulo, e no final ainda vou te dar uma dica bônus para te ajudar a melhorar os estudos 😉

Você pode acompanhar o material em vídeo aqui:

O Triângulo do Aprendizado

O triângulo é uma técnica com três estágios de evolução, como se fosse uma receita de bolo:

  • Preparar
  • Destravar
  • Repetir

Começamos definindo o objetivo, que você pode ver no centro do nosso triângulo. O seu objetivo pode ser uma música, um dedilhado ou técnica, algo novo que queira aprender.

Triângulo do aprendizado - objetivo

Lembrando que aqui o intuito é te mostrar este método, para que consiga aprender teclado mais rápido, e em cada estágio será necessário praticar e seguir todos os processos necessários. Sempre começando devagarzinho até estar com as mãos firmes no que está tocando, para então seguir em frente.

Preparar

Como aprender teclado mais rápido - preparar

Neste primeiro estágio vamos literalmente preparar tudo o que a gente vai precisar para alcançar o objetivo. Se estivéssemos fazendo um bolo, essa seria a parte onde listamos os ingredientes da receita.

No futebol, antes do jogador ir treinar, ou mesmo começar a bater bola, o técnico faz as estratégias, define a tática que o time vai usar nos treinos e nas partidas. Tem sempre um planejamento antes de qualquer prática.

Este estágio da preparação é a mesma coisa: nós traçamos primeiro o que precisamos no plano mental, e assim teremos uma base do que será necessário praticar.

Se o objetivo for aprender uma música, este é o passo onde você determina os acordes que irá tocar, as notas que compõem os acordes, e como fazê-los.

Destravar

Como aprender teclado mais rápido - destravar

No segundo estágio do Triângulo do Aprendizado, a gente vai ‘destravar o conhecimento’, ou seja, passar tudo o que definimos antes no plano mental para a prática, pôr a mão na massa mesmo.

Voltando à analogia do futebol, uma vez que traçamos uma estratégia, chega a hora de treinar e fazermos o que precisa para aprimorar a técnica. Não adianta o cara chegar no jogo e ter que parar pra pensar no que tem que fazer, ele precisa estar com os fundamentos prontos. E é isso o que fazemos nesta etapa.

O intuito é tornar a coisa orgânica, para que a mão passe a responder de modo natural e preciso aquilo que o cérebro determinou.

Se o objetivo for aprender uma música, primeiro você determinou os acordes da canção, viu as notas e como juntar tudo no estágio de preparação. Agora chegou a hora de tocar os acordes de fato, e praticar as diferentes formações, até os dedos estarem confortáveis tocando as notas juntas.

Quando definimos os acordes de uma música que queremos aprender, passamos da cabeça para as mãos e aprendemos a fazer os acordes. Depois que já estiver conseguindo tocar os acordes, chegamos a um estágio dentro do Destravar, que é o Ritmo.

Esta parte é um tanto tranquila, pois é onde você irá encaixar os acordes no ritmo da música. Muitos dos padrões usados em músicas são relativamente simples, e uma vez em que você identifica este padrão rítmico, é só ir colocando os acordes.

Sempre começando devagar, e progredindo aos poucos. Primeiro tocando cada acorde separado, depois juntando os acordes, achando o ritmo, tocando e seguindo até chegar no ritmo e na velocidade da música.

Repetir

Como aprender teclado mais rápido - repetir

Agora que você já fez a preparação e destravou o conhecimento, é hora de repetir, repetir, repetir.

No mundo musical é comum dizer que você precisa aprender a tocar uma música mais do que 100%, pois na hora da apresentação você só vai conseguir tocar só 60%.

O que este ditado quer dizer é que mesmo com o planejamento e treino, ainda há muitas variáveis que podem ocorrer quando você for tocar a música em si. Pode ser o caso de você estar tentando colocar alguma emoção diferente, tentar tocar com playback ou em banda, ou então pode ter até um fator de pressão, caso você esteja tocando para alguém, para um amigo, família, ou público. Há diversas coisas que podem influenciar a performance.

Ou seja, você precisa estar muito melhor para na hora do “vamo-ver” ter o resultado mais próximo ao objetivo desejado, tocando daquele jeito redondinho.

Na hora da peleja, o jogador de futebol precisa estar pronto para aplicar todo o preparo tático e técnico que teve diante de qualquer situação que ocorra, pois ele sabe que o jogo não depende só dele.

Então este é o estágio onde você vai repetir, repetir e repetir até a coisa estar ‘mais que 100%’, na ponta dos dedos 😉

E este é o Triângulo do Aprendizado, o jeito de você aprender teclado mais rápido: você define o seu objetivo, e depois é Preparar, Destravar e Repetir. Recapitulando:

  • Preparar: descobrir o que é necessário saber e conhecer. Pode ser os acordes de uma música, as notas de uma melodia, ou dedilhado, etc.
  • Destravar: tirar do plano mental e passar para a prática. Fazer a mão responder àquilo que a cabeça entendeu.
  • Repetir: repetir muito. De preferência até tocar tão bem que esteja ‘mais que 100%’.

Bônus – Aprender Teclado Mais Rápido

E como eu prometi, vou te passar agora umas dicas bônus que te vão te ajudar muito e tornar o seu aprendizado muito mais rápido e eficiente.

A primeira coisa que você precisa fazer é criar o hábito de estudar, e tentar fazê-lo todos os dias. O hábito, assim como a música, é construído com repetição. É muito preferível estudar 15 minutinhos por dia todos os dias do que 3, 4 horas uma vez por semana.

Para isso, deixe tudo o mais fácil possível: se você costuma guardar o teclado com capa, e na hora dá aquela preguiça de tocar só de pensar em tirar a capa, tire a capa.

Por fim, não é preciso deixar tudo perfeito o tempo todo. A coisa do ‘mais de 100%’ se aplica no estágio final. Para chegar lá, faça cada processo com tranquilidade e calma, e principalmente, se divirta, pois é isso o que vai te dar motivação e ajudará você a querer passar aqueles 15 minutos todos os dias no teclado, assim construindo o hábito.

Agora que você já sabe o que fazer para aprender teclado mais rápido, que tal conhecer o meu curso completo, onde você vai aprender tudo o que precisa para tocar teclado e piano com autonomia e independência, e tocar as músicas que sempre sonhou?

Clique aqui para conhecer o curso Milo Andreo Essencial

Bora tocar?

Aquele abraço.

Milo Andreo.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *