Uma das características mais importantes dos instrumentos de teclado, como o piano, é a possibilidade de fazer um acompanhamento enquanto toca uma melodia. Os acordes de piano podem ser tocados em blocos ou dedilhados, formando belas harmonias e enriquecendo o seu arranjo musical. Mas como formar os acordes de piano?
Como fazer os acordes de piano elementares
Você pode fazer os acordes de piano de uma maneira bem fácil — com apenas três notas. Para fazer uma acorde maior, (1) toque uma tecla qualquer, (2) pule as três teclas seguintes e toque a próxima tecla, (3) pule as duas teclas seguintes e toque a próxima tecla.
Para tocar um acorde menor usando apenas três notas, (1) toque uma tecla qualquer, (2) pule as duas teclas seguintes e toque a próxima tecla, (3) pule as três teclas seguintes e toque a próxima tecla. Para saber mais detalhes sobre os acordes maiores e menores, leia o artigo ??? aqui mesmo em nosso blog.
Note que a distância entre a primeira e a segunda nota do acorde é o que define se ele é maior ou menor. Se houver uma distância de três teclas entre essas notas, esse acorde será maior. Mas, se a distância for de apenas duas teclas, o acorde será menor.
Como fazer acordes de piano com dissonâncias
Se você gosta de estilos musicais mais sofisticados, talvez não se contente com acordes de apenas três notas. Então você pode acrescentar dissonâncias a eles. As dissonâncias mais comuns são as sétimas e as nonas. Essas dissonâncias já vão dar um toque bem sofisticado aos seus acordes.
Como acrescentar a sétima ao seus acordes? Isso pode variar um pouco, mas é bem fácil. Se um acorde maior for o primeiro acorde do tom (como Dó maior no tom de Dó), ou for o quarto acorde do tom (como Fá maior no tom de Dó), faça o seguinte: (1) construa o acorde maior de três notas — conforme aprendermos acima, (2) pule as três teclas seguintes e adicione a próxima nota.
Para acrescentar a sétima aos demais acordes, faça da seguinte forma: (1) forme um acorde de três notas — como aprendemos acima, (2) pule as duas teclas seguintes e acrescente a próxima nota. Quando pulamos três teclas para acrescentar a sétima, ela é chamada de sétima maior, e quando pulamos apenas duas teclas, é chamada de sétima menor.
Outra dissonância bem comum são as nonas. Para saber mais sobre como acrescentar as nonas aos seus acordes, assista ao vídeo O jeito mais fácil de fazer ACORDES AVANÇADOS NO TECLADO em nosso canal no YouTube e deixe os seus acordes de piano ainda mais sofisticados.
Como dedilhar os acordes
Outra coisa que vai enriquecer a sua música e dar mais emoção ao seu acompanhamento é a forma com que você dedilha os seus acordes. E, dedilhar os acordes pode ser mais fácil do que parece! Basta que você repita as notas do acorde subindo e descendo pelo teclado de seu instrumento formando combinações fluidas e harmoniosas. Sua criatividade e bom gosto também vão ajudar bastante nessa tarefa.
Confira o vídeo a seguir e aprenda 4 dedilhados emocionantes para piano que vão enriquecer bastante os seus seus acordes!
Você pode tocar belos arranjos musicais com acordes de piano simples. As dissonâncias que você acrescenta aos seus acordes vão deixá-los mais sofisticados. E os arpejos com que toca esses acordes vão deixar a sua música mais emocionante.
Esperamos que você tenha gostado dessas dicas e que elas possam enriquecer os seus acordes de piano e a sua música de modo geral. Mas seria legal você conhecer também os acordes meio-diminutos, diminutos, e aprender a acrescentar ainda outras dissonâncias aos seus acordes de piano. Conheça já o curso de piano e teclado Milo Andreo Essencial e aprenda acordes de piano dos mais básicos até os mais sofisticados.