Uma das coisas mais legais do teclado é poder tocar acordes com uma das mãos enquanto toca melodias com a outra — solando e fazendo um acompanhamento ao mesmo tempo. Arpejados ou em blocos, os acordes de teclado deixam sua música mais rica e completa.
Como fazer acordes de teclado?
Um acorde básico pode ser feito com apenas três notas. Primeiramente, vamos falar sobre os acordes de teclado mais simples, os maiores e os menores. Você vai conseguir aprender bem rápido a fazer esses acordes em seu teclado!
Acordes Maiores
Um acorde maior pode ser feito da seguinte forma: toque uma nota base. Para achar a segunda nota do acorde maior, pule as três teclas seguintes do teclado (contando as brancas e as pretas) e terá chegado nela. E para chegar na terceira nota, pule as duas próximas teclas.
Deu para entender? Vamos resumir, para fazer o acorde maior: (1º) toque uma nota, (2º) pule três teclas e toque a nota seguinte, (3º) pule duas teclas e toque a nota seguinte. Tomando como referência Dó, você deve ter tocado as notas Dó, Mi e Sol.
Acordes de teclado Menores
Para fazer o acorde menor, (1º) toque uma nota, (2º) pule duas teclas e toque a nota seguinte, (3º) pule três teclas e toque a nota seguinte. Tomando como referência Dó, você deve ter tocado as notas Dó, Mi bemol e Sol.
E aí, deu certo? Há quem diga que com esses acordes, dá para fazer um arranjo simples de quase qualquer música!
Quais são os principais acordes?
Agora você já sabe fazer os acordes de teclado maiores e menores. Mas, com tantas teclas nesse instrumento, as possibilidades são muito numerosas. Por isso, é melhor você se concentrar nas sequências de acordes de teclado mais comuns, e ir aprendendo as outros aos poucos.
Uma sequência de acorde bem comum é a seguinte: Dó maior, Lá menor, Fá maior e Sol maior (C, Am, F, G). Treine bastante essa sequência até conseguir fazê-la num ritmo legal. Você vai facilmente se lembrar de várias músicas que usam essa sequência. Daí é só escolher uma que você goste e praticar!
Outras duas sequências bem comuns são: Dó maior, Ré menor, Sol maior e Dó maior (C, Dm, G, C ), ou ainda Dó, Fá, Sol, Dó (C, F, G, C).
As três sequências de acordes acima são muito comuns em música popular, e você vai conseguir tocar uma infinidade de músicas com elas! Agora, que tal fazermos essas sequências em outros tons?
As três sequências que citamos estão no tom de Dó. Você pode passar essas sequências para o tom de Ré tocando todos seus acordes em um tom acima. É fácil não é? Agora tente fazer isso em outros tons também!
Como fazer acordes de teclado mais rebuscados?
Agora que você descobriu que dá para tocar muitas músicas com uns poucos acordes, talvez você fique com vontade de aprender acordes de teclado mais rebuscados ou sofisticados.
Para enriquecer os seus acordes, você poderá acrescentar sétimas, nonas e às vezes quartas e sextas a eles. Mas isso pode ficar para um próximo artigo, ou quem sabe para uma aula com a gente!
No curso Milo Andreo Essencial, você vai aprender a fazer acordes de teclado dos simples até os mais sofisticados, independentemente do seu estilo musical. Confira o conteúdo do curso Milo Andreo Essencial em nosso site e aprenda agora mesmo a fazer belos acordes de teclado!