Na maioria das partituras, você vai encontrar um pentagrama, onde está escrita a melodia da música, e acima, algumas letras e números, na maioria maiúsculas. Essas letras são chamadas de cifra.
No decorrer da história, os músicos usaram diversas formas de notação musical — como diagramas e tablaturas — para registrar suas composições com o máximo de fidelidade. Mas as formas de notação musical mais consolidadas são a partitura e a cifra.
As cifras podem representar as notas musicais ou o tom de uma música, porém são mais usadas para representar os acordes. Embora seja possível escrever acordes em uma partitura, a cifra permite registrar acorde de forma mais clara e eficiente.
O que é cifra
As cifras são compostas por sete letras representando as sete notas musicais. Mas é preciso atenção, pois a primeira letra do alfabeto, “A”, não representa a nota Dó, mas sim a nota Lá. Depois disso, as letras e as notas seguem a sua ordem comum.
A = Lá, B = Si, C = Dó, D = Ré, E = Mi, F = Fá, G = Sol
É interessante que em muitos países, como nos Estados Unidos por exemplo, os músicos não usam os nomes Dó, Ré, Mi para se referir às notas, mas sim a cifra. Então, se assistir um vídeo sobre música em inglês, é bom ficar esperto!
Como entender a cifra
Como dissemos acima, a cifra pode representar notas musicais, mas são mais comumente usadas para indicar o tom de uma música ou um acorde.
Quando se trata de um tom maior, ou de um acorde maior, você pode usar uma cifra simples, por exemplo, C representa Dó maior. Para indicar um tom ou um acorde menor, você pode acrescentar um “m” minúsculo à cifra. Assim, Cm indica Dó menor.
Naturalmente, nós podemos usar os sinais de sustenido e bemol para modificar uma cifra. O sinal de bemol (♭) faz com que a nota ou acorde desça meio tom, e o sinal de sustenido (#) faz com que suba meio tom.
Como escrever acordes com cifras
A clareza e a simplicidade da cifra permitem a escrita de acordes ricos e sofisticados de forma bem prática.
Para indicar que devemos adicionar a sétima nota a um acorde, basta escrever a cifra desse acorde seguida do número sete (para saber qual é a sétima nota de um acorde, basta contar 7 notas para cima começando da própria tônica do acorde).
Essa regra para adicionar a sétima nota ao acorde vale também para quaisquer tensões ou dissonâncias que quiser acrescentar, como nonas, sextas, quartas e assim por diante.
C = Dó maior;
C7 = Dó com sétima;
C7(9) = Dó com sétima e nona;
Cm7(9) = Dó menor com sétima e nona;
A cifra também permite escrever acordes com baixo invertido, acordes suspensos, entre outros recursos. Mas, vamos deixar esse assunto para um próximo artigo ou quem sabe para conversarmos em uma aula do nosso curso!
Em nosso curso, Milo Andreo Essencial, ajudamos você a dominar a leitura de partitura e cifra, para que consiga tocar melodias com precisão e belas harmonias para acompanhar. Inscreva-se em nosso curso e comece agora mesmo!
Acesse nosso blog para ver mais artigos sobre música, aprendizado e instrumentos!