milo-andreo-logo
Fazer Inscrição

Como ler partitura de piano ou teclado ?

Aprender como ler partitura de piano vai facilitar aprender mais músicas e tornar tocar piano e teclado ainda melhor!
A partitura é uma linguagem assim como qualquer outro idioma, isso quer dizer: entrando na aula de Alemão hoje, você não sai fluente no dia seguinte. Com a partitura é a mesma coisa ! Porem, existem algumas dicas que aceleram esse processo e deixam sua jornada em aprender partitura do zero muito mais prática, divertida e rápida.

Uma partitura é rica em detalhes e deve ser interpretada para você entender como a música deve ser tocada, contendo notas e o tempo em que elas devem ser tocadas. De modo que, ao aprender como ler partituras de teclado ou piano nada mais é do que saber como uma música é representada naquele formato e como você pode seguir as instruções da partitura em tempo real e consiga tocar qualquer música que você quiser em minutos!

Como aprender partitura

Veja 4 dicas infalíveis para te ajudar nesse processo:

1) Ler como se fosse um texto

Já que aprendamos na introdução desse artigo que a partitura é um idioma, por que não ler como se fosse um texto ?

Pegue a partitura que você tenha disponível e comece ler a notas em voz alta (importante ser assim), como se estivesse lendo uma redação por exemplo. Faça isso de 5 a 10 minutos todos dos dias.

 

2) Escrever como se fosse um texto

Com certeza na época de escola escrever algum assunto te ajudou a memoriza-lo, certo ? No lado musical também não é diferente.

Pegue alguma música que você saiba decorada e tente transcrevê-la para partitura: nota por nota, tempo por tempo. Esse estudo é extremamente valioso e dá resultados surpreendentes. Pegue papel e caneta e mãos à obra!

 

3) Ouvir como se fosse um texto

O melhor jeito de educar o ouvido é OUVINDO. Porem, conseguimos fazer esse processo ser mais eficaz por meio de associações seguindo os seguintes passos:

  • Coloque uma música para tocar que você também tenha a partitura
  • Ouça a música imaginando como as notas estariam escritas na partitura
  • Ouça a música de novo, dessa vez acompanhando em tempo real na partitura
  • Pare a música e agora faça o processo ao contrário: Leia a partitura e imagine a música

 

4) Aplicar na prática

Chegou a hora de colocar a mão na massa. Depois de ter feito todo os processos dos itens anteriores, passe a partitura estudada para o instrumento, independente se for uma partitura para piano ou teclado, o processo e lógica será sempre a mesma.

 

Caso queira deixar as coisas mais visuais e também práticas, eu ensino tudo isso no meu curso online completo de piano e teclado.

Para saber mais sem compromisso algum, basta clicar aqui!

 

Valeu

Milo Andreo