Uma escala é uma sequência de 8 notas que serve como contexto para criarmos melodias e harmonias. Para tocar escalas, teclado é um instrumento que permite possibilidades quase infinitas!
A escala maior e a escala menor são as escalas musicais mais comuns. Nesse artigo vamos aprender essas escalas de uma maneira bem fácil.
Primeiramente, para podermos medir os intervalos entre cada nota da escala, precisaremos entender bem o que é um tom inteiro e um semitom. Vamos ver isso a seguir.
Escalas teclado I — Tom e semitom
Entender o que é um tom inteiro e um semitom vai ser fundamental para construirmos escalas. Teclado é um instrumento que facilita o aprendizado desse conceito elementar. Se você já entende isso bem, poderá pular esse tópico.
Quando você toca uma nota no teclado e depois toca a que vem imediatamente depois dela (seja ela uma tecla preta ou branca) você tocou um intervalo de semitom. Então, um semitom é o menor intervalo entre duas notas no piano.
Para tocar um intervalo de um tom inteiro, você pode tocar uma nota qualquer, pular a tecla seguinte, seja ela preta ou branca, e tocar a próxima tecla. O intervalo de um tom inteiro é o dobro de um intervalo de semitom.
Foi fácil entender o que é um tom inteiro e um semitom? Se não entendeu bem, pode conferir este vídeo em nosso canal que esclarece muitas coisas sobre escalas, teclado e muito mais. Se já pegou, vamos começar a formar as nossas primeiras escalas.
Escalas de teclado II — Escala maior
A escala de Dó maior é bem fácil! Isso porque, para fazer a escala de Dó maior, basta tocar oito notas consecutivas a partir de Dó sem nenhum sustenido ou bemol — ou seja, todas as notas devem ser naturais.
Tocar a escala de Dó num teclado é ainda mais fácil. Como todas as notas da escala de Dó são naturais, basta tocar apenas as teclas brancas de Dó até Dó.
Agora que sabemos fazer uma escala maior corretamente, vamos analisar o intervalo entre cada nota dessa escala. Depois podemos usar esse padrão para fazermos a escola maior em outros tons também.
Dó (tom) Ré (tom) Mi (semitom) Fá (tom) Sol (tom) Lá (tom) Si (semitom) Dó
Podemos ver acima como é a estrutura de uma escala maior. Para tocarmos corretamente a escala maior em outros tons, precisamos seguir essa mesma estrutura. Vamos experimentar o tom de Ré.
Ré (t) Mi (t) Fá# (st) Sol (t) Lá (t) Si (t) Dó# (st) Ré
Vemos acima uma escala maior no tom Ré. Note que para manter os intervalos corretos entre a notas da escala, conforme o padrão da escala maior, acrescentamos sustenido (#) às notas Fá e Dó.
Para construir as outras escalas maiores, você pode usar os sustenidos e bemóis a fim de ajustar os intervalos entre as notas e manter o padrão de intervalos das escalas maiores.
Escala menor
No caso das escalas menores, a mais fácil é a de Lá menor, pois, assim como a escala de Dó maior, não usa sustenidos ou bemóis, mas apenas notas naturais.
Então, para tocar a escala de Lá menor no piano, toque consecutivamente as notas de Lá a Lá usando apenas as teclas brancas. É bem fácil não é?
Note que a escala menor tem um tom mais melancólico. Essa é uma característica marcante dessa escala.
Agora, vamos analisar a estrutura da escala de Lá menor e usá-la para fazer outras escalas menores também.
Lá (t) Si (st) Dó (t) Ré (t) Mi (st) Fá (t) Sol (t) Lá
Agora, vamos usar a mesma estrutura para fazer a escala de Mi menor
Mi (t) Fá# (st) Sol (t) Lá (t) Si (st) Dó (t) Ré (t) Mi
Note que adicionamos um sustenido à nota Fá para que a escala estivesse de acordo com o padrão menor. Você também pode experimentar fazer o mesmo com outras escalas maiores e menores.
Escalas, teclado e música em geral contam com uma bela estrutura. Como dissemos acima, as escalas servem de contexto para nossas harmonias e melodias. E, com as escalas maiores e menores, você já pode tocar muitas músicas!
Mas, no vasto mundo da música, ainda há outras escalas, como a menor melódica e a tão característica menor harmônica. Se você quiser tocar Jazz ou MPB, vai desejar aprender ainda mais escalas. Teclado dá possibilidades quase infinitas para você tocar qualquer escala!
Em nosso canal no YouTube tem bastante material sobre escalas, teclado e piano. Também temos um curso completo de teclado, o curso Milo Andreo Essencial. Nele você vai aprender não só as escalas, teclado, piano — você vai aprender a fazer música com essas ferramentas!