Se está procurando por exercícios para teclado, com certeza quer melhorar as suas habilidades como músico e instrumentista, e isso é o que todo amante da música deseja. Seja para conseguir tocar a sua música preferida ou para aumentar o seu poder de expressão, uma boa técnica vai te dar muito mais independência e liberdade como músico. Se você é um tecladista, exercícios para teclado serão ótimos aliados na busca desse objetivo.
Nesse artigo vamos sugerir exercícios práticos e eficazes para você melhorar a sua técnica agora mesmo! Vamos falar como você pode usar músicas para desenvolver a sua técnica. Também vamos sugerir uma forma divertida e eficiente para praticar acordes, escalas e arpejos. E ainda vamos dar uma dica extra de exercícios para teclado. Por último, vamos sugerir videoaulas gratuitas com exercícios de teclado para você começar a praticar hoje!
Exercícios para teclado I: músicas
As músicas são excelentes exercícios para teclado. Além de colocar você em contato direto com o material das obras musicais, aprender músicas novas vai dar aquele impulso que você precisa para se desenvolver como instrumentista. Mas se você decidir usar músicas como principal material de estudo, é preciso ter cautela. Você pode sempre escolher uma música um pouco mais difícil do que a última que aprendeu. Mas, de modo geral, é melhor escolher músicas que não estejam muito acima do seu nível como instrumentista.
Exercícios para teclado II: Acordes, escalas e arpejos
Os acordes, escalas e arpejos também são excelentes exercícios para teclado. Isso porque esses materiais são a matéria-prima essencial de qualquer musical que você for tocar. Então, estar familiarizado com esses materiais, vai te ajudar muito! Talvez pareça chato ficar treinando acordes, escalas e arpejos. Mas, você pode treiná-los como se estivesse tocando uma música! Tente encaixar alguns acordes na mão esquerda enquanto pratica as escalas e arpejos com a direita. Toque as escalas em diferentes ritmos e faça uma levada legal com a mão esquerda. Aprender esse material pode ser mais fácil e legal do que parece!
Exercícios extras: métodos de piano
Como sugestão adicional, você pode usar métodos de piano clássico como exercícios de teclado. Esses métodos foram preparados de forma progressiva para ajudar você a desenvolver a sua técnica, leitura de partitura e expressão musical. Além disso, muitas das peças desses métodos são muito bonitas, assim, você vai poder apreciar essas belas composições musicais enquanto desenvolve a sua técnica.
Vimos várias formas de praticar teclado, agora você precisa descobrir qual é a mais eficiente e empolgante para você. Se você gostou da ideia de praticar tocando músicas, confira as quase 60 videoaulas gratuitas da série Aprenda Músicas Famosas do professor Milo Andreo. Se você já prefere exercícios mais sistemáticos para ver resultados rápidos, também temos uma série para você: Exercícios de Teclado para as Mãos. Essa série tem quase 20 videoaulas e também é gratuita. Mas se quiser praticar com os métodos clássicos, confira o vídeo 6 livros para estudar piano que você precisa conhecer.
Temos certeza que você vai gostar muito das videoaulas de exercícios para teclado sugeridas aqui. Aliás, as videoaulas do professor Milo Andreo já tem 60 milhões de acessos no YouTube. O professor Milo Andreo também tem um curso de teclado e piano completo que já tem quase 15 mil alunos, é o curso Milo Andreo Essencial. Matricule-se agora mesmo no curso Milo Andreo Essencial e comece a aprender teclado sem sair de casa e no horário mais conveniente para você!