Saiba qual é o menor teclado musical e como ele pode te ajudar!
Muitas pessoas procuram por instrumentos de tamanho reduzido por diversos motivos. Talvez você queira um instrumento para uma criança, ou então um instrumento portátil que possa ser carregado facilmente para qualquer lugar.
Existem versões reduzidas de diversos instrumentos, como o violino, o violoncelo, o violão etc. Mas encontrar o menor teclado musical pode não ser tão simples. Isso porque teclados de tamanhos diferentes geralmente têm sonoridades, funções e até nomes diferentes.
A seguir, vamos falar sobre alguns tipos de instrumentos de teclado, e também sobre sua sonoridade, tamanho e funções. Por último vamos te contar qual é o menor teclado musical, e até te mostrar onde aprender a usar todos os recursos que esse incrível tecladinho tem!
Menor teclado musical: Pianos, órgãos e teclados digitais
O teclado tradicional de um piano conta com 88 teclas. No caso do órgão, o número de teclas pode variar, mas apenas para se ter uma ideia, um grande-órgão pode chegar a ter quase 200 teclas – contando com seus pedais. Já um teclado eletrônico de boa qualidade tem no mínimo 61 teclas.
Fica difícil encontrar o menor teclado musical entre os três instrumentos citados acima, e isso tem a ver com a função desses instrumentos, ou seja, como esses instrumentos são usados.
O piano, o órgão e o teclado digital foram criados para se tocar de forma polifônica, sendo capazes de executar ao mesmo tempo ricas melodias, complexas harmonias e contrapontos. É por isso que esses instrumentos precisam de tantas teclas.
Além, disso, no caso de instrumentos acústicos, como um piano ou um órgão de tubos, uma mudança no seu tamanho poderia interferir bastante em sua sonoridade.
Acordeons ou sanfonas e escaletas
Quando falamos da família dos acordeons, não estamos apenas falando de instrumentos menores, mas também de instrumentos com sonoridades bem diferentes.
Uma sanfona, embora bem menor do que um piano, pode ter mais de 150 teclas ou botões. Há sanfonas menores bem comuns no Brasil como a sanfona de 8 baixos, que já é um instrumento bem mais compacto. A sanfona de 8 baixos é muito usada na música nordestina e por isso faz parte da cultura brasileira.
Um instrumento de teclas que chega bem perto de ser o menor teclado musical é a escaleta. Uma escaleta geralmente tem menos de 40 teclas. Como a produção de som na escaleta é bem simples, é um instrumento bem leve e portátil.
Você deve estar percebendo que ao procurarmos o menor teclado musical, passamos por instrumentos bem diferentes, e com sonoridades e funções variadas. Agora, vamos falar de outra categoria de teclados, os sintetizadores.
Sintetizadores
Você provavelmente vai encontrar o menor teclado musical entre os sintetizadores. Isso porque um sintetizador não precisa de tantas teclas quanto um piano para cumprir a sua função.
Como vimos acima, instrumentos como o piano, órgão e o acordeon têm funções harmônicas e polifônicas complexas, por isso precisam de tantas teclas. Mas a principal função de um sintetizador é explorar as variadas propriedades do som, por isso não precisa de tantas teclas, mas sim de bons recursos digitais.
Por conta desses fatores, existem sintetizadores profissionais que medem menos de 50 centímetros e pesam menos de 2 quilos!
Embora haja vantagens em se ter um instrumento leve e portátil, é preciso entender que esses instrumentos têm funções bem diferentes. Então, antes de se perguntar qual é o menor teclado musical, recomendamos que você pense em como quer usar o seu instrumento.
O menor teclado musical
Com a invenção dos aparelhos eletrônicos inteligentes, como os tablets e os smartphones, parte da tecnologia dos sintetizadores foi transferida para esses aparelhos. Então, há alguns aplicativos de teclado que permitem explorar recursos sonoros e tocar algumas melodias em seu próprio tablet ou smartphone.
Dentre esses aplicativos, gostaríamos de recomendar um que, além de ser gratuito, tem muitos recursos de um sintetizador profissional, é o aplicativo Synth One. Sobre esse aplicativo, temos um vídeo completo em nosso canal do YouTube que vai te ensinar como usar seus recursos poderosos.
E para começar a explorar as teclas do seu instrumento, que tal fazer um dos cursos de teclado mais conhecidos do Brasil, o curso Milo Andreo Essencial? O professor Milo Andreo é um pianista e tecladista profissional além de um grande conhecedor dos sintetizadores.
Inscreva-se hoje mesmo no curso Milo Andreo Essencial e aprenda a explorar as teclas do seu instrumento, seja ele o menor teclado musical ou um instrumento tão grande quanto um piano.