milo-andreo-logo
Fazer Inscrição

Músicas Piano: sugestões indispensáveis para seu repertório

Se você está aprendendo a tocar piano mas acha monótono ficar apenas fazendo exercícios de técnica, aprender músicas piano* fáceis vão deixar o seu aprendizado mais interessante e até mais eficiente. Além de servir como um ótimo material pedagógico, músicas piano fáceis podem emocionar tanto a você quanto às outras pessoas que te ouvirem tocar. Nesse artigo, vamos dar ótimas sugestões de músicas piano para você praticar e apreciar belas obras musicais enquanto toca.

* Usaremos o termo “músicas piano” para nos referir às obras musicais compostas para esse instrumentos visto que os internautas geralmente usam esse termo para buscar por partituras de música para piano

Músicas piano clássico

Existem inúmeras belíssimas obras para piano clássico. Compositores como Chopin, Beethoven, Mozart e outros compuseram grandes obras para esse instrumento. Você provavelmente sonha em tocar umas dessas obras de arte, mas quando você olha para as partituras delas, vê que são bem desafiadoras. A boa notícia é que existem muitos arranjos simplificados de músicas piano clássico! Embora esses arranjos tenham menos notas, eles podem soar muitíssimo bem e dar a você gostinho de tocar grandes obras do piano clássico mesmo sendo um iniciante.

Arranjos de músicas piano simplificados podem ser achados facilmente na internet, inclusive com videoaulas. O professor Milo Andreo tem postado centenas de videoaulas de piano pelo YouTube, ensinando a tocar peças clássicas de um jeito bem fácil. Confira o vídeo 3 Músicas Clássicas Fáceis pra Quem É Iniciante no Piano (com PDF) e comece a formar o seu repertório agora mesmo. Mas, se você quer um desafio maior, que tal tentar o vídeo Como Tocar Fur Elise — Beethoven? Se você começar a tocar esses arranjos simplificados de piano clássico, depois vai se sentir mais preparado para tocar as peças originais.

Músicas piano popular

O piano não tem apenas o repertório clássico. Talvez você conheça artistas como Elton John, Norah Jones ou Diana Krall que tocam lindos arranjos de piano na música popular também. Se você quer aprender a tocar música pop, rock, blues ou MPB em seu piano, vai precisar aprender alguns acordes básicos, além de saber ler as melodias na partitura. Mas isso tudo pode ser bem mais fácil do que parece. Os vídeos a seguir vão te ajudar a tirar as suas primeiras músicas no estilo pop de um jeito bem simples, confira: 4 músicas Brasileiras que São Perfeitas para Iniciantes ou 4 músicas Internacionais que São Perfeitas para Iniciantes.

Acordes de Piano: dos básicos aos sofisticados

Músicas para aprender piano

Embora tocar esses arranjos de músicas piano clássicas e populares seja muito empolgante — e possa te ensinar muito — também é fundamental tocar peças escritas exclusivamente para o piano, mesmo que sejam peças para iniciantes. Para encontrar peças assim, você pode usar um método. Aliás, você sabe o que é um método de piano? 

Método é uma espécie de livro ou apostila que tem músicas para treino em nível progressivo, ou seja, começa com músicas mais fáceis e vai dificultando aos poucos. Embora as peças musicais nos métodos sejam compostas para te ajudar a desenvolver leitura e técnica, há peças muito bonitas nesses métodos, que vão ajudar você a trabalhar a sua expressão como instrumentista. Para conhecer alguns métodos excelentes com músicas piano, veja o vídeo 6 Livros para Estudar Piano que Você Precisa Conhecer. Alguns desses livros podem ser encontrados gratuitamente na internet!

Esperamos que tenha gostado dessas dicas para você começar o seu repertório de músicas piano, independentemente de você gostar de música clássica, popular ou dos dois estilos. Se quiser ir mais longe no seu aprendizado de piano, com um curso organizado e progressivo que guie você do nível iniciante até um nível independente como instrumentista, confira o curso completo Milo Andreo Essencial. Aprenda piano sem sair de casa e no horário mais conveniente para você, com um dos professores de piano e teclado mais conhecidos do país, o professor Milo Andreo.