Descobrir o próprio nível musical é algo que parece simples mas na verdade diz muita coisa para o estudante de música. Através dessa informação é possível direcionar os estudos para que ele se torne muito mais prático, eficaz e porque não divertido!
Seja qual for o seu instrumento musical favorito, é importante que você entenda qual é o seu nível musical, tanto nas partes práticas quanto teóricas, pois ambas são vitais para o seu progresso enquanto músico, mesmo para quem deseja aprender a tocar teclado ou piano apenas como hobby, a teoria musical te ajudará a entender como as músicas são criadas para serem tocadas, além de facilitar a compreensão de partituras.
O que é um nível Musical?
Nível musical é um teste que mede a sua aptidão a compreender partituras, tablaturas, e executar as músicas que você deseja tocar, seja em termos teóricos ou práticos, o nível musical é um método concreto para entender até onde vão as suas habilidades e te dá o direcionamento ideal de quais aspectos você deverá trabalhar para que o seu talento como músico seja ainda maior!
Cada instrumento possui uma série de características e particularidades, o que torna ainda mais importante saber qual é o seu nível musical e qual é o instrumento que lhe proporcionará a maior afinidade com seus gostos e estilos musicais favoritos.
Por exemplo: O Piano é utilizado em uma grande gama de estilos musicais, variando desde o clássico até o pop, o que significa que um pianista com um bom nível musical terá uma quantidade muito menor de limitações em seu repertório do que outros instrumentos que são mais específicos para estilos musicais como as guitarras por exemplo
Como funcionam os Níveis?
Para facilitar a sua compreensão dos níveis musicais, vamos pensar em 6 categorias para ficar mais fácil de organizar:
Iniciante I: é o aluno que está começando totalmente do zero e nunca teve contato com Piano ou Teclado na vida. Irá aprender todos os conceitos necessários na prática e teoria.
Iniciante II: é o estudante que já sabe alguma coisa prática, teórica e consegue tocar algumas músicas que já soam musicais mas ainda tem dificuldade em questões como coordenação motora e velocidade.
Intermediário I: é quem já está um pouco mais confiante na hora de tocar, já sabe muitos acordes, músicas, exercícios mas falta dar um próximo passo para uma base teórica mais avançada e prática.
Intermediário II: é o aluno que já conhece todos os conceitos básicos de teoria, faz muitos exercícios e quando toca consegue se virar muito bem no repertório escolhido.
Avançado I: aqui começa a jornada de aperfeiçoamento e especificidade em estilos musicais, maior domínio da harmonia, introdução a improvisação e arranjos mais complexos.
Avançado II: é o aluno que entende perfeitamente todos os campos teóricos e já está aplicando em repertórios mais difíceis com conceitos de harmonia, improvisação, além do domínio do ouvido.
Para ajudar a descobrir seu nível musical, eu desenvolvi um teste gratuito, basta clicar no link abaixo.
QUERO FAZER O TESTE DE NIVEL MUSICAL GRATUITO
Um abraço
Milo Andreo