Está querendo começar a caminhada rumo ao sonho de aprender a tocar teclado do zero mas não sabe o que fazer ? Não se preocupe porque essa será a sua primeira aula do zero de como aprender a tocar teclado. Irei partir do início (mesmo se você nunca viu um teclado na vida) até chegar a tocar a sua primeira música.
Para você já sentir o gostinho, iremos aprender:
- Quais são as 7 notas musicais
- Como ler as notas na partitura
- Como tocar os acordes
- Como tocar a primeira música no Teclado
Aqui vai também o material em vídeo para acompanhar:
Você pode baixar a partitura desta aula clicando aqui.
Preparado(a) ?
Como achar as notas no teclado
A primeira coisa que a gente precisa fazer é relacionar as sete notas musicais no instrumento:
Repare que o teclado tem sempre duas teclas pretas, e depois três teclas pretas, duas teclas pretas, três teclas pretas, e assim em diante. Quando tiver as duas teclas pretas, a tecla branca anterior é o dó.
A partir do Dó, as próximas teclas brancas são as próximas notas musicais.
Um detalhe importante para entender quando se está aprendendo a tocar: o teclado começa sempre da esquerda para a direita. Então a próxima nota depois do dó, que aqui é o Ré, fica à direita. E a próxima à direita é o Mi, e assim em diante. Então tudo o que fizermos, partimos do princípio que começamos na esquerda e vamos para a direita, conforme subirmos para as próximas notas.
Então agora, quando você não souber que nota é uma tecla, é só achar o Dó, e ir contando até chegar na nota em questão.
Por ora a gente vai usar as teclas pretas só para se localizar, mas não vamos tocá-las, para não confundir, no começo. Então tudo o que estamos tocando aqui é só nas teclas brancas.
Uma vez que você já encontrou as notas nas teclas, está na hora de passarmos elas para a linguagem musical. Estou falando aqui da partitura.
Como ler as notas na partitura
Para começar a escrever as sete notas musicais na partitura, primeiro a gente precisa do que chamamos de pauta, ou pentagrama. Ela tem 5 linhas, e, consequentemente, 4 espaços entre as linhas. Esta disposição de linhas versus espaços é bem importante, como iremos ver mais pra frente.
Antes de começar a escrever as notas na pauta, precisamos de alguns símbolos que vêm logo no começo, que são as claves, que você provavelmente já viu pelo menos uma delas antes. São três claves: Sol, Fá e Dó. No nosso caso, iremos usar apenas a clave de Sol, mas a clave de Fá também é usada no piano. Já a clave de Dó é para umas coisas bem específicas, e estou te mostrando aqui mais para você saber que ela existe.
Primeiro você vai notar que o desenho da clave de sol começa na segunda linha de baixo para cima. Sempre contamos as notas de baixo para cima na partitura.
Uma linha embaixo das 5 já desenhadas é a nota Dó; então nesta linha, faço uma bolinha, como na imagem abaixo. A bolinha se chama elipse, mas por agora ‘bolinha’ é mais fácil de entender.
Sempre que tiver uma bolinha (pode ser em uma das linhas ou espaços que já tem na pauta, ou em uma linha que você desenhou), esta nota pertence àquela linha, e a próxima nota vem no espaço entrelinhas acima. Se eu tenho a nota Dó em uma linha, no espaço acima terei o Ré. A linha em cima do espaço será o Mi, e assim em diante até chegarmos ao Si.
Então a nossa referência vai ser o Dó, e depois vamos subindo, linha, espaço, linha, espaço, e seguindo a ordem das sete notas musicais.
Situação: tem uma notazinha na partitura, e você não tem a menor ideia de qual é.
Primeiro você desenha o Dó de referência (e esta nota você precisa decorar, não pode esquecer), como vimos acima, e depois vai desenhando todas as próximas, até chegar na nota que você quer, lembrando que, na partitura, contamos sempre de baixo para cima. Então é só ir contando e seguindo as sete notas musicais, Dó, Ré, Mi, e a nota misteriosa é o Fá.
Como mencionei lá em cima, a clave de Sol começa na segunda linha de baixo para cima. (Na imagem parece um pouquinho antes, mas é porque a clave está estilizada). Por este motivo, a nota que pertence à segunda linha é o Sol. Deste modo você tem duas referências para ficar mais fácil a leitura da partitura. A nota dó, uma linha abaixo das 5 convencionais; e a nota Sol, na segunda linha de baixo para cima, que é onde começa a clave de Sol.
Passando para o instrumento, o Dó que vimos na partitura é o Dó central, o terceiro Dó da esquerda para a direita em um teclado de 61 teclas (ou 5 oitavas, é a mesma coisa). Então as notas que vimos na partitura são exclusivamente na escala do Dó central. Se fosse outro dó, mais agudo ou mais grave, seria representado em outro lugar na partitura. Então agora no começo, ficaremos limitados ao Dó central, para não ter confusão.
Como fazer os acordes no teclado
Um acorde é a combinação de três ou mais sons. Se eu juntos três notas, eu formo um acorde. Eu não posso fazer isso de uma maneira aleatória e juntar três notas quaisquer, que não vai sair um som muito bonito.
Para representar essas três notas, nós usamos uma coisa chamada de cifra. A cifra me indica quais as três notas que eu vou usar para um acorde.
Cada cifra é representada por uma letra, e corresponde a uma das sete notas musicais, como na imagem abaixo. Você pode ver que na nota Lá temos a letra A, e depois, as cifras seguem na ordem do alfabeto (B é Si, C é Dó, D é Ré, indo até a letra G, que corresponde à nota Sol).
Cada cifra (portanto cada acorde) vai receber um nome e um sobrenome. Sempre que for somente a letra, o nome vai ser a nota e o sobrenome vai ser ‘Maior’. Ou seja, se você vir um ‘E’, você não chama de ‘E’, e sim de ‘Mi Maior’.
E tem também o sobrenome ‘Menor’, que é quando acrescentamos um ‘m’ minúsculo ao lado da cifra. Portanto um ‘Gm’ é um ‘Sol menor’, assim como um ‘Dm’ é um ‘Ré menor’.
Por que o Dó não é D, o Ré não é R, e assim por diante? Bem, esta nomenclatura não vem do português, foi sendo criada e adaptada ao longo dos anos, e chegou para nós já deste modo.
E o que muda de um acorde menor para um acorde maior? A maneira de tocar: o ‘maior’ ou ‘menor’ indica a combinação das notas que usamos no acorde em questão, assim como as letras (A, B, C, D, E, F e G). Mas não precisa se preocupar com isto agora, pois ainda não é o momento de ver este assunto.
Acordes de Dó Maior e Lá menor
O que precisa saber neste momento são dois acordes para você tocar a sua primeira música. Para isso, começaremos pelas mãos. A gente se refere a cada dedo de cada mão com um número: o polegar (famoso dedão) é o dedo 1; o indicador é o dedo 2; o dedo do meio é o dedo 3; anelar, dedo 4; por fim, o mindinho é o dedo 5. Isto vale para as duas mãos.
Nosso primeiro acorde será o C (Dó maior). Com a mão esquerda, você vai colocar o 5º dedo na nota Dó. No Mi, você coloca o 3º dedo, e no Sol, o 1º dedo:
O segundo acorde que vamos aprender será o Am (Lá menor). E o que você vai fazer é mover o dedão (dedo 1) da nota Sol para o Lá, uma tecla à frente. Fica assim:
Esse acorde, caso você já saiba, está invertido, mas nem se preocupe com isso agora, para esta aula, vamos fazê-lo deste modo.
Pronto. Agora é só pegar a partitura da sua primeira música (lá no começo do artigo) e sair tocando.
Parabéns, você completou a sua primeira aula de como tocar teclado do zero, e já está um passo mais perto do sonho de tocar as músicas que mais gosta.
Para continuar com um conteúdo mais completo, repleto de músicas para tocar e vários outros conhecimentos, lhe convido a conhecer o meu curso Milo Andreo Essencial.
Um abraço.
Milo Andreo