Como tocar uma escala maior no teclado? Em dado momento no aprendizado musical, nós conhecemos as famosas escalas. E o que é uma escala, de fato? Como faço para tocar?
Nesta aula vou te ensinar tudo sobre a escala maior, e como fazê-la em qualquer tom que você quiser. Você vai aprender sobre a relação entre as notas musicais em uma escala, e o melhor: é super fácil de entender.
Este aprendizado serve para todos os instrumentos melódicos, seja piano, teclado, violão, guitarra, cavaquinho, e por aí vai. É algo que vai agregar muito ao seu conhecimento e entendimento musical.
Você pode acompanhar o material em vídeo por aqui:
Vamos nessa?
O Que São Escalas?
Quando eu toco as sete notas musicais até repetir a primeira, tenho uma escala musical. Ou seja, a escala é um conjunto de notas musicais que podem ser usadas em um determinado tom.
Se começo em Dó e termino em Dó, tenho a escala de Dó maior, ou a escala maior de Dó. Contudo, se começo em Ré e sigo as sete notas musicais até repetir o Ré, não irei ter a escala de Ré maior.
Mas como assim?
Isto acontece porque para uma escala existir não basta só ter as notas, é preciso ter uma certa distância e ordem entre elas.
Comparando com o português, se eu altero a ordem das palavras em uma frase posso acabar mudando o sentido, e fazer diferença para quem ouve.
São as mesmas palavras, mas o significado é diferente. Musicalmente é igual, você pode usar as mesmas notas mudando a ordem em que elas aparecem, alterando o sentido e significado para quem escuta.
Posso inclusive usar as mesmas palavras em uma ordem completamente diferente, e quem ler até vai conseguir entender, mas precisará de um tempo para interpretar o que está sendo dito. A menos que você seja o mestre Yoda 😉
Musicalmente falando, podemos comparar as palavras às notas, e também à distância, ao modo em que distribuímos as notas em uma sequência, para fazer sentido para o(a) ouvinte.
E quando falo distância, é literalmente o que tem no meio entre uma nota e outra. E para isso, usamos uma coisa chamada de tom e semitom. Iremos entender a escala maior a partir deste espaço que há entre cada uma das notas.
Tom e Semitom
Lembra das notas musicais, Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si? Na verdade, não são só 7, são 12 notas. Entre algumas notas, temos outras no meio.
Isto ocorre independentemente do instrumento que esteja aprendendo. Para ficar fácil de visualizar, vamos olhar para as notas no piano:
Você deve notar que entre a nota Dó e a nota Ré, assim como entre algumas outras notas, há uma tecla preta. Essas teclas pretas são conhecidas como sustenidos e bemóis. A diferença entre eles é o ângulo por onde você olha o teclado. O sustenido, subindo o teclado, e o bemol, descendo.
Se eu estou subindo (olhando da esquerda para a direita) o teclado, a tecla preta que vem depois do Dó é um Dó sustenido. Depois do Ré, um Ré sustenido; depois do Fá, um Fá sustenido, e assim em diante.
Se eu estou descendo (da direita para a esquerda), então o que vem antes do Mi, por exemplo, é um Mi bemol, assim como a tecla preta antes do Ré é um Ré bemol.
Logo, a diferença entre o Ré sustenido e o Mi bemol ocorre na maneira em que se olha para o teclado, pois é sonoramente a mesma nota.
Entendendo esta contagem, está na hora de vermos o que é tom e semitom.
Como vimos, entre o Dó e o Ré há uma nota no meio, que pode ser tanto um Ré bemol quando um Dó sustenido.
Entre o Dó e o Dó sustenido há uma distância de um semitom.
Já entre o Dó e o Ré, a distância é de um tom, e com isto, um tom é igual a dois semitons. Dá até para comparar matematicamente mesmo: o semitom vale meio (1/2), e o tom vale 1. Meio + meio = 1
Um jeito visual de entender isto é pensar que a cada três teclas eu tenho um tom, independente de quais teclas são.
Esta lógica funciona também nos outros instrumentos, por exemplo em um violão. Ao invés de contar por teclas, você irá contar por casas, e cada casa vale um semitom.
Se esse papo de escalas, tom e semitom não estiver fazendo muito sentido, recomendo dar um clique aqui, onde você pode aprender os fundamentos de teclado do zero.
Escala Maior de Dó
Uma vez em que você entendeu sobre o intervalo que ocorre entre as notas e já sabe contar esta distância de tom e semitom, vamos dar uma olhada naquela escala de Dó maior do que eu falei no começo:
Em azul estão as notas que existem entre as principais, que na escala maior de Dó são as teclas pretas. Aqui eu estou subindo a escala, então estão representadas as notas sustenidas.
Em vermelho, o T representa uma distância de 1 tom, e o ST representa o semitom.
Você deve ter reparado que entre o Mi e o Fá não há notas em azul, assim como a distância em vermelho é de semitom. E o mesmo entre o Si e o Dó. Se você olhar para o teclado, irá notar que entre estas teclas não há nenhuma preta, e assim dá para ver bem que entre uma tecla e a próxima o intervalo é de semitom.
Depois de analisar esta escala maior de Dó, chegamos à conclusão de que na escala maior eu tenho, entre as notas: Tom – Tom – Semitom – Tom – Tom – Tom – Semitom; ou T-T-ST-T-T-T-ST, para ficar prático de visualizar.
Esta fórmula representa o espaço, a distância que toda escala maior tem entre suas notas. Com ela você pode fazer a escala maior no tom que quiser, como se fosse o esqueleto da escala maior.
Independente da nota com a qual você começar, esta distância precisa ser respeitada.
É importante que você saiba que não é só a escala maior. Existe a escala menor natural, menor melódica, menor harmônica, escala pentatônica, dentre diversas outras.
Como eu aplico a escala na vida real? Como ela aparece nas músicas?
As escalas aparecem normalmente de dois jeitos em uma música: como melodia e como a harmonia da canção.
Quando uma pessoa canta em uma música, ela está seguindo a melodia, que por sua vez está dentro do conjunto de notas da escala, e da harmonia da música.
Você pode conhecer mais sobre a harmonia musical clicando aqui.
Escala Maior de Ré
Seguindo a fórmula, vamos então ver como ficaria a escala maior da nota Ré.
Se colocarmos as notas musicais começando no Ré até chegar no próximo Ré, temos esta disposição: Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si – Dó – Ré.
Porém, ao analisar os intervalos entre as notas, percebemos que este arranjo não segue a fórmula da escala maior que conhecemos antes.
Aqui os intervalos são bem diferentes, ficando numa disposição de Tom-Semitom-Tom-Tom-Tom-Semitom-Tom, ou seja, T-ST-T-T-T-ST-T, bem diferente do nosso esqueleto da escala maior.
Então como é a escala de Ré maior? Quando colocamos as notas, a partir do Ré, nos moldes da escala maior (T-T-ST-T-T-T-ST), temos as seguintes notas:
Note que agora temos um Fá sustenido (Fá#) e também um Dó sustenido (Dó#), as teclas pretas que vimos antes. No teclado, fica assim:
Agora você já sabe o que é uma escala, e como fazer a escala maior no teclado. Viu como é simples? Uma vez em que você compreende a fórmula da escala, é só colocar as notas no esqueleto. Lembrando que cada escala tem uma fórmula diferente, mudando os intervalos entre as notas.
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Aquele abraço,
Milo Andreo