milo-andreo-logo
Fazer Inscrição

Notas da partitura: dicas para você dominá-las de uma vez por todas

Você encontra a partitura da sua música preferida, mas daí fica perdido ao olhar para todas aquelas bolinhas pretas, hastes, sustenidos e bemóis? Se esse for o seu caso, você não é o único. Muitas pessoas ficam confusas ao tentar entender as notas da partitura. Mas acredite: ler partituras pode ser mais fácil do que você imagina. Agora, respire fundo, confira e experimente as dicas que vamos dar. Você vai ficar craque nas notas da partitura e vai conseguir tocar as músicas que você mais gosta!

As notas da partitura

O primeiro passo é reconhecer as notas da partitura. As partituras têm cinco linhas sobre as quais e entre as quais as notas são escritas. As partituras também têm claves que nos ajudam a atender a posição de cada nota nas linhas. Vamos usar a clave de Sol () como exemplo, por ser a clave mais usada.

A clave de Sol indica que a nota Sol está na segunda linha da partitura. Então, para achar as outras notas, basta subirmos ou descermos pelas linhas e espaços da partitura. Se temos Sol na segunda linha, Lá estará no espaço logo acima dessa linha. A linha seguinte terá a nota Si e o espaço seguinte a nota Dó, e assim por diante. Voltando para a nota Sol, que está na segunda linha, no espaço logo abaixo dessa linha teremos a nota Fá, e na linha abaixo, Mi, e assim por diante. Seguindo essa lógica, você vai poder encontrar quaisquer notas da partitura!

Partitura escala

O ritmo das notas da partitura

Algo incrível das partituras é que elas podem registrar ritmos com precisão praticamente perfeita. Mas como podemos entender os ritmos da partitura? 

As notas mais longas usadas atualmente são o círculo vazio e o círculo vazio com haste — que dura a metade do tempo do primeiro. Depois temos as notas representadas por círculos pretos. O círculo preto com haste dura a metade do círculo vazio com haste. Depois, às notas, pretas são acrescentadas bandeirolas. A cada bandeirola acrescentada, a duração da nota cai pela metade. Então, por exemplo, uma nota com uma bandeirola dura a metade de uma nota sem bandeirolas, e uma nota com duas bandeirolas, dura a metade de outra com apenas uma bandeirola.

O padrão que vemos aqui é que a cada vez que uma haste ou uma bandeirola é acrescentada a nota, a duração dessa nota cai pela metade. Combinando notas de diferentes durações é que damos a variedade rítmica a música, e isso enriquece muito os arranjos que ouvimos e tocamos.

Exercícios para dominar as partituras

Bem, até agora vimos muita teoria, mas que tal colocarmos tudo isso em prática? O professor Milo Andreo, pianista e tecladista profissional, e professor há muitos anos gravou alguns vídeos para ajudar você nesse desafio. Confira o vídeo gratuito Aprenda Partitura Musical em 6 minutos. Esse vídeo explica as notas da partitura de uma forma bem simples e divertida, você com certeza vai conseguir aprender de uma vez por todas.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a ficar mais à vontade com as notas partituras. Com um pouco de prática e determinação, você vai conseguir ler a partitura da música que quiser. Mas ainda há muitas coisas para se aprender sobre as partituras, como os acidentes, as armaduras de clave, as diferentes claves usadas, linhas suplementares, etc. Indo passo a passo, você vai ser capaz de aprender tudo isso! Por isso preparamos para você o curso Milo Andreo Essencial, que vai ajudar você a se tornar um tecladista independente! Comece hoje mesmo o curso Milo Andreo Essencial e aprenda teclado sem sair de casa!